• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

70 anos da Acifi


Associação é parceira da Prefeitura de Foz do Iguaçu em uma série de projetos voltados ao desenvolvimento da cidade


O prefeito Chico Brasileiro destacou nesta segunda-feira, 19, os 70 anos completados pela Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi), uma das principais e mais importantes associações comerciais do país e que até hoje está à frente dos projetos de desenvolvimento da cidade.


A entidade, fundada em 19 de julho de 1951, conta com aproximadamente 1,6 associados entre empresários, profissionais liberais, autônomos e microempreendedores.


"A Acifi está presente em todos os segmentos da sociedade, na defesa do setor produtivo, com estudos e projeções importantes para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu", disse Chico Brasileiro. Que ressaltou: "A instituição está sempre pronta para enfrentar os grandes desafios que cada momento exige".


"Quando foi criada, em 1951, o município tinha apenas 37 anos de fundação e mostrava seus primeiros sinais de progresso. Desde então, a Acifi cresceu e se vigorou com a cidade", afirma o prefeito.


Desde o começo da pandemia do coronavírus, Chico Brasileiro lembra que a prefeitura tem mantido um diálogo constante com a Acifi, especialmente discutindo e explicando a adoção das medidas necessárias para enfrentar o vírus. "Esperamos sempre contar com a colaboração propositiva da Acifi, uma das mais importantes associações comerciais e empresariais do Paraná", completou o prefeito.


"A Acifi é uma das instituições mais importantes de Foz do Iguaçu, que congrega parte do empresariado do comércio e tem contribuído bastante na discussão para o desenvolvimento da cidade", destaca o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.


O secretário de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, João Pereira, destaca parceria da associação em vários projetos indutores do crescimento e bem estar social de Foz. "Essa associação, que vem apoiando o município em seu desenvolvimento, é parceira em vários projetos, no desenvolvimento da Avenida Brasil e nas áreas comercial e industrial. Parabéns ao presidente Faisal Ismail, diretoria e colaboradores da Acifi".


*Novos desafios*


A Acifi completa sete décadas em defesa do associativismo, da comunidade empresarial e das grandes bandeiras da região trinacional. Com uma sede moderna e ampla, a entidade está pronta para os desafios do futuro, com ênfase no fortalecimento do associado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu.


Para marcar a data, a associação realizará uma festa de confraternização e lançará o livro ACIFI 70 anos daqui a três meses. Os festejos foram transferidos para outubro, quando o cenário epidemiológico deverá estar mais favorável para grandes eventos.


A Acifi surgiu por iniciativa do pioneiro Pedro Basso, com objetivo de atender às reivindicações dos comerciantes iguaçuenses. Com um pequeno número de associados, as primeiras reuniões ocorriam em uma sala que ficava em cima do Cine Star, na Avenida Brasil.


A sede própria se tornou realidade na década de 1970, na gestão do sétimo presidente (de 1974 a 1980), o empresário Fouad Mohamad Fakih. Ele conta que, em 1976, a comunidade empresarial sentiu a necessidade de ter uma sede própria, que funcionou de 1977 a 2014, no mesmo endereço da atual.


Com a chegada do século 21, surge um novo desafio: ampliar a sede e integrar a sociedade civil. É criada então a Sociedade de Propósito Específico Omoiru. A SPE foi responsável por todas as etapas do empreendimento residencial e comercial, com destaque para o investimento total de R$ 33 milhões, arrecadados com a comercialização dos apartamentos do Residencial Omoiru.


Hoje, a nova da Acifi e o Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, inaugurados em 2019, são uma ferramenta nas mãos de mulheres e homens comprometidos com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, do Paraná e das Três Fronteiras.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-48300

3 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png