• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Perspectiva de futuro: Prefeitura inicia novas turmas de cursos profissionalizantes


Nesta nova etapa serão quatro cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o SENAI


O 2020 de Lucas Glasser, 22, foi de reinvenção: enquanto se adaptava ao home office, planejava também uma nova carreira. Decidiu, então, se especializar em áreas que o deixassem mais próximo do mercado de trabalho formal - foi isso que o levou a fazer parte da nova da turma do curso de Assistente de Recursos Humanos, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).


As aulas começaram nesta semana e devem seguir até junho. “Durante a quarentena eu despertei para essa necessidade de uma formação mais ampla e, por sorte, encontrei essas opções de curso aqui. Pretendo crescer nesse ramo comercial e sei que isso vai me ajudar muito”, comemora Lucas.


O projeto também oferta os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade e Eletricista Instalador Predial, que começará em março. Ao todo, serão 80 alunos. Esta é a quarta edição do trabalho social que já formou cerca de 450 pessoas em cursos profissionalizantes, tanto em áreas administrativas, como em culinária, pintura, mecânica, entre outras capacitações.


O diretor de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), André dos Santos, conta que o grupo prioritário de inscritos era formado por beneficiários do Programa Bolsa Família ou de outros programas sociais. A ideia foi possibilitar uma nova formação para essa população, gerando mais autonomia com novas fontes de renda.


“Queremos ajudar a população em situação de vulnerabilidade a ter mais opções quando forem enfrentar o mercado de trabalho. A qualificação para tal é de suma importância e estamos aqui para facilitar esse acesso”, afirma o diretor.


Ter mais opções no mercado de trabalho foi exatamente o que motivou Cláudia Lopes a buscar essa especialização. Aos 48 anos, ela matriculou-se no curso de Assistente de Recursos Humanos e se diz ansiosa para os desafios que irão surgir. “Parei de trabalhar assim que o meu filho nasceu. Mas, em 2021, eu decidi que iria buscar algo diferente e voltar a ter um emprego. Vai ser um grande desafio, mas quero aprender tudo o que for possível”, diz Cláudia.


*Regras de segurança contra a covid-19*


Em 2020 os cursos foram interrompidos devido à pandemia do novo coronavírus. Para que as aulas voltassem normalmente neste ano, os organizadores buscaram espaços amplos para seguir as medidas de distanciamento, com turmas de até 20 pessoas. Também é obrigatório o uso de máscaras.

As aulas para Assistente de Contabilidade acontecem na Paróquia Espírito Santo, no Porto Meira; as de Assistente de Recursos Humanos, são na Fundação Cultural. Já as turmas de Eletricista Instalador Predial e Assistente Administrativo serão na sede do Senai.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47474

0 visualização0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png