• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Oficinas da Secretaria de Meio Ambiente incentivam mudanças de hábitos em unidades escolares


Equipe da educação ambiental da pasta participa de projeto da escola municipal João da Costa Viana e do Centro de Convivência Escola Bairro Leonel Brizola


As oficinas promovidas em uma parceria da escola municipal João da Costa Viana e do Centro de Convivência Escola Bairro Leonel Brizola com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente são ofertadas a todos os servidores e promovem desde a valorização pessoal e profissional até a gestão dos resíduos das unidades escolares.

Nesta terça-feira (11) a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma turma de merendeiras, serviços gerais, agentes operacionais e estagiários, que participaram de atividades do projeto “Saúde e Meio Ambiente: em tempos de repensar ações, sensibilizar é preciso”.

Foi o terceiro encontro da iniciativa com os servidores da escola e do centro de convivência. A turma participou da Trilha dos Espelhos e das oficinas do Futuro e Mandando Bem - estratégias metodológicas que têm como objetivo a valorização pessoal, o planejamento de ações coletivas e a gestão dos resíduos gerados nas instituições.


O projeto


De acordo com a equipe pedagógica da escola municipal e do centro de convivência, o objetivo do curso é sensibilizar os profissionais sobre a importância da saúde e do meio ambiente. A intenção é que eles sejam multiplicadores desses conhecimentos para alunos e comunidade.


Entre os temas abordados estão o estilo de vida atual e o impacto das atitudes humanas para a saúde, a fim de despertar a reflexão e promover mudanças de hábitos. A equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente apoia o projeto com o planejamento e a realização das oficinas, explica Roseli Barquez, que têm como meta a elaboração de uma agenda de compromissos da comunidade escolar com a saúde humana e ambiental.


Os dois primeiros encontros foram realizados nos dias 23 de abril e 7 de maio, tendo como públicos professores, equipe pedagógica e direção das unidades escolares, com as temáticas “Paradigmas Ambientais e Saúde Integrativa” e “Consumo/Consumismo”.


Para a professora Vanessa Gehlen, o curso reforça o conhecimento de que no meio em que vivemos podemos usufruir de tudo o que é ofertado, mas é necessário ter consciência desse uso e da importância da preservação. “Este projeto enriquece o nosso trabalho junto à prática pedagógica, oportunizando uma nova visão da docência e, consequentemente, um retorno positivo por parte da comunidade escolar, uma vez que nossa prática não se restringe apenas ao espaço da escola".


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47888

4 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png