• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Obras de reforma no Horto Municipal e Bosque Guarani estão em fase final em Foz


Na tarde de ontem, o prefeito Chico Brasileiro visitou o Horto Municipal, acompanhado da secretária de meio ambiente Angela Meira e do vice prefeito eleito, Francisco Sampaio


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) continua avançando nas obras de revitalização do Bosque Guarani, do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI) e do Horto Municipal. As estruturas estão em processo final de reforma e passaram por importantes transformações para atrair ainda mais visitantes. As obras devem ser reinauguradas no início de 2021.


Na tarde de ontem (17), o prefeito Chico Brasileiro visitou o Horto Municipal acompanhado do vice prefeito eleito, delegado Francisco Sampaio e da secretária de meio ambiente, Angela Meira. “O horto municipal foi esquecido por muitas gestões, mas em breve estará aberto para que as pessoas possam desfrutar de um ambiente agradável em meio à natureza”, comentou o prefeito.


O Horto já recebeu uma nova estufa, que permitirá multiplicar a capacidade de cultivo e tempo de vida das espécies, ampliando também as doações de mudas aos moradores. O espaço recebeu reforma nas estruturas físicas e a implantação de uma trilha sensorial, que será mais um dos instrumentos de educação ambiental do espaço.


A nova estrutura será reinaugurada no início do próximo ano e será aberta para visitação, com a adoção de todas as regras sanitárias para a prevenção da Covid-19. O Horto Municipal possui dez hectares e está localizado dentro da floresta que tem vegetação típica da Mata Atlântica, com plantas nativas e exóticas. Entre elas algumas se destacam, como o açoita-cavalo, sabugueiro, paineira, pau-brasil, lambari, plantas hospedeiras e xaxim.

O local manterá a doação de mudas e plantas para a população, sempre das 08h às 14h, na Rua Carlos Kassemberg, s/n, no bairro Patriarca.


Bosque Guarani

O Zoológico Bosque Guarani também será reinaugurado no começo do ano. O local recebeu uma série de melhorias que vão proporcionar maior conforto aos animais e comodidade aos turistas e moradores de Foz do Iguaçu que visitarem o espaço, hoje fechado por conta das obras.

Os trabalhos incluíram melhorias nos recintos, trilhas, banheiros e no Centro de Educação Ambiental (CEAI), localizado dentro do Zoo. O Bosque Guarani recebeu pintura nas áreas administrativas e nos recintos, melhorias na área de circulação de visitantes, instalação de mesas com tabuleiros para jogos e de redários para descanso dos visitantes, além de reformas em bebedouros e bancos ao longo das trilhas. O espaço indígena, ícone da tradição Guarani, também foi reformado.

Além das melhorias na infraestrutura, o Zoológico Bosque Guarani teve aumento no quadro de funcionários, e atualmente, possui biólogo e médicas veterinárias em tempo integral e à disposição para necessidades de plantão. Também houve aumento no quadro de tratadores, que passou a funcionar com a adição de dois profissionais.


Reforma do CEAI

O Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI), situado no Bosque Guarani, também está recebendo benfeitorias por meio da reforma de sua estrutura. A reforma do espaço, que abriga programas, projetos e ações de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, possibilitará a ampliação do seu espaço interno, ganhando local para a realização de oficinas, hall de entrada, banheiros masculinos e femininos exclusivos, além das melhorias nos espaços já existentes: copa, área administrativa, Sala Verde e Depósito de Material de Limpeza – DML.

O CEAI foi criado em 2012, com a adaptação de um espaço originalmente construído para ser uma lanchonete. No decorrer do tempo, o espaço sofreu problemas com deterioração, devido a falta de investimento. Porém em 2018, iniciaram-se diálogos e tratativas para que o espaço fosse totalmente reformado e ampliado, respeitando questões de sustentabilidade ambiental, com o reaproveitamento das estruturas possíveis.

3 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS