• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Natal de Itaipu tem programação especial neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe


Santa é padroeira da Catedral de Foz do Iguaçu e da América Latina. Igreja fará quatro missas durante o dia e projeção mapeada começará um pouco mais tarde._


A programação do Natal de Luzes de Itaipu sofrerá uma alteração neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da Catedral de Foz do Iguaçu e da América Latina. Serão celebradas quatro missas especiais nas obras do templo religioso, em homenagem à padroeira, duas pela manhã, uma à tarde e outra à noite, às 20h. Por isso, a projeção mapeada na fachada do prédio começará um pouco mais tarde, às 21h30.


As demais atrações do Natal de Itaipu não terão alteração: o circuito drive-thru começará normalmente às 20h, assim como a iluminação cênica e a execução de músicas natalinas. Todo o percurso é sinalizado, com apoio das equipes do Foztrans e da Polícia Militar. Quem for a pé ao local deve seguir rigorosamente os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e distanciamento social.


O público que ainda não viu o espetáculo tem que ficar atento com as datas. A projeção mapeada será exibida até o dia 23 de dezembro, sempre das 20h às 22h30. Já a decoração especial de Natal, instalada junto à catedral, permanecerá até o dia 5 de janeiro de 2021.


O espetáculo é gratuito, mas o visitante poderá contribuir voluntariamente com um quilo de alimento não perecível, que será repassado a entidades assistenciais de Foz do Iguaçu. Uma tenda próxima ao presépio, na área externa da igreja, está recebendo as doações.


O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, lembrou que solidariedade faz parte do espírito natalino e convidou a todos para visitar o Natal de Luzes e contribuir com aqueles que mais necessitam. “Preparamos uma festa para a família, com muita segurança e respeito ao próximo, para renovarmos nossa fé e a esperança por um mundo melhor. Quem visitar o Natal de Luzes encontrará um espetáculo único e preparado com muito carinho”, afirmou.


*Natal de Foz*


Também neste sábado, às 19h, na Praça da Paz, será aberto o Natal de Foz do Iguaçu, promovido pela administração municipal. Haverá uma cerimônia on-line de abertura, transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura (www.facebook.com/prefeituradefozoficial), com a participação do prefeito, Chico Brasileiro, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna.


Assim como o Natal de Luzes de Itaipu, o Natal de Foz terá um circuito drive-thru, na Avenida Juscelino Kubitschek, ao redor da Praça da Paz. O público poderá ver árvores iluminadas, quebra-nozes, brinquedos e arcos de estrelas. O Foztrans vai coordenar o trânsito no local, com o apoio da Guarda Municipal. O visitante a pé também deve respeitar os protocolos sanitários de segurança. A atração segue até o dia 6 de janeiro, das 19h às 22h30.


*Projeção mapeada*


O Natal de Luzes Itaipu foi aberto no último dia 5 e já atraiu milhares de pessoas nas ruas ao redor da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. A fila de carros do circuito drive-thru é sempre intensa, mas muito bem organizada. Somente na primeira noite, o Foztrans chegou a contabilizar mais de 300 veículos por hora.


A principal novidade deste ano é a projeção mapeada na fachada do templo religioso. O público poderá observar imagens que fizeram de Foz do Iguaçu um dos destinos mais procurados do mundo, como as Cataratas do Iguaçu, a usina de Itaipu e o Marco das Três Fronteiras.


A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, de São Paulo (SP), pioneira no Brasil no uso do video mapping (mapeamento de vídeo). No seu portfólio, um dos destaques é a criação do “abraço do Cristo Redentor”, no Rio de Janeiro.


O Natal de Luzes foi desenvolvido com base em proposta apresentada pelas áreas de Comunicação Social e Turismo de Itaipu e integra os esforços da campanha “Vem pra Foz”, desenvolvida pela usina e parceiros para atrair mais visitantes ao destino. O turismo foi uma das atividades mais impactadas pela pandemia de covid-19.


*Nossa Senhora de Guadalupe*


As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora de Guadalupe começam às 7h com a celebração da santa missa nas obras da Catedral de Foz do Iguaçu. Às 10h, haverá nova missa, com a consagração de crianças menores de 7 anos.


À tarde, às 15h, ocorrerá uma missa com a bênção da saúde. E, finalmente, às 20h, a última missa do dia, com a bênção da família, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio de Deus Borges. Durante todo o dia, também haverá no local reza do terço e novena.


Para garantir a segurança dos fiéis, será feita a medição da temperatura corporal na entrada principal do templo religioso e no acesso lateral. Outras medidas de segurança sanitária também serão observadas, como uso de máscara facial e distanciamento social.

0 visualização0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS