• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Hemonúcleo convoca doadores de plasma para tratamento de casos graves de Covid-19


_O plasma hiperimune é usado no tratamento de doenças graves causadas em decorrência do coronavírus_


O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu está convocando doadores de plasma para o tratamento de casos graves de infecção por coronavírus. "Precisamos de doadores que já tiveram covid-19 e que estão curados há mais de 45 dias. Com a doação, obtemos o plasma hiperimune para o tratamento de doenças graves causadas em decorrência da covid", disse a responsável técnica do núcleo, Alessandra Giordani Ritt.


"Solicitamos a todos os pacientes que já tiveram Covid que façam a doação de plasma. A doação de sangue de pessoas que se recuperaram da doença pode salvar vidas. Para doar é preciso ter entre 18 e 60 anos, estar em boas condições de saúde e não ter estado em ventilação mecânica", explica a bioquímica e gerente do hemonúcleo, Solange Nunes .


*Doação de sangue*


Solange Nunes informou que a participação daqueles doadores habituais seguiu normalmente, mesmo em meio a pandemia do coronavírus. "Os doadores continuaram a realizar as suas doações por meio do agendamento. Com isso, foi possível atender a demanda transfusional da região".


O Hemonúcleo trabalha permanentemente mobilizando a população para que incorpore a doação de sangue de forma consciente e habitual. Mesmo porque é preciso que as doações ocorram regularmente para que a unidade possa atender às demandas com tranquilidade.


"Atendemos todos os hospitais que fazem parte da 9ª regional de saúde e, por isso, precisamos contar também com a colaboração dos doadores de outras cidades para que consigamos atender a nossa demanda transfusional. Trabalhamos integrados com a rede Hemepar e para manter o estoque do banco de sangue é importante que tenham mais doadores", completa Alessandra.

O Hemonúcleo é o único serviço de hemoterapia da 9ª Regional de Saúde e o único serviço da Hemorrede que atende 100% das transfusões SUS e Não SUS. O serviço precisa de todos os tipos de sangue.


A dificuldade atual do hemocentro é manter o estoque de O Negativo e o Concentrado de Plaquetas. O sangue tipo O é usado frequentemente em situações de emergência, já que pode ser infundido em qualquer pessoa sem que ocorra rejeição do organismo — seus portadores são considerados doadores universais.


Condições para doação de sangue:


- ter entre 18 e 65 anos de idade;

- pesar acima de 50 kg;

- ser saudável;

- estar bem alimentado e ter dormido no mínimo seis horas;

- apresentar documento oficial de identidade com foto.


Para a doação é preciso agendar um horário pelo telefone (45) 3576-8020. O Hemonúcleo de Foz está localizado na Avenida Gramado, 364 – Vila A. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h; e aos sábados das 7h30 às 12h.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47415

0 visualização0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS