• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Governo do Paraguai anuncia novas restrições para a Semana da Páscoa


O Poder Executivo definiu o decreto com as novas restrições para a Semana Santa. Entre 5h e 20h, as pessoas só podem viajar para atividades essenciais. Ela entrará em vigor no sábado, 27 de março, até 4 de abril.


O chefe do Gabinete Civil da Presidência, Hernán Huttemann, informou que enquanto essas medidas estiverem em vigor, os cidadãos devem permanecer em suas casas com viagens mínimas e essenciais para comprar alimentos e medicamentos. Não está descartado que as restrições continuem nas próximas semanas, tendo em vista que a intenção com este novo decreto é abrandar as infecções para dar uma pausa ao sistema de saúde.


A validade do decreto visa evitar que Assunção e Central, que são zonas vermelhas, tragam o vírus para o interior e que isso aumente ou agrave a situação crítica para o sistema de saúde. “Chamamos a consciência cidadã, é um momento de crise, essas medidas devem ser tomadas, se não forem tomadas a tempo depois vamos nos arrepender. Não é uma questão caprichosa, o peso do vírus é o que torna necessário tomar essas decisões ”, acrescentou o ministro-secretário.


Exceções

As atividades que se enquadram nas exceções às restrições são aquelas que não podem ser adiadas funções de entes estaduais, serviços de saúde públicos e privados, assistência a pessoas com deficiência, com doenças, sejam elas idosos, crianças ou adolescentes. Bem como os negócios essenciais em funcionamento, como supermercados, despensas e farmácias, com suas cadeias logísticas, bem como o comércio exterior, que terá continuidade. Já os serviços gastronômicos serão prestados por 24 horas, mas somente via delivery. Já as medidas implementadas para o setor da educação implicam a criação de aulas a distância ou virtuais.


Viagens

A garantia na cadeia de pagamento continuará habilitada, assim como o transporte para atividades essenciais, enquanto as viagens de curta, média e longa distância forem suspensas. Mas as acomodações já planejadas continuarão em vigor, sem permitir eventos nos hotéis. A viagem em transporte público será feita apenas com passageiros sentados; A transferência de pessoas detidas é proibida, o que também exige controles rígidos no trajeto.


Esporte

A ministra do Esporte, Fátima Morales, disse que o calendário da Primeira Divisão da Associação Paraguaia de Futebol (APF) será cumprido. As festas vão continuar sem audiência dentro do sistema da bolha da saúde, pois ainda está em vigor. Enquanto os atletas de alto desempenho terão uma licença especial de prática no Comitê Olímpico para se preparar para as próximas competições.


Subsídios

As medidas do Ministério das Finanças para mitigar o impacto são adiar os pagamentos da Ande, Essap em setores específicos como gastronomia, hotéis, etc. a fim de amenizar os custos que essas empresas têm. O subsídio para pagamento dos serviços básicos seria durante os meses de março, abril, maio e junho de 2021.

Prevê-se também a redução da taxa de contribuição trabalhador-empregador para diversos setores, de 16,5% para 2,5%, desta forma pretende-se mitigar o impacto das restrições, segundo o ministro Óscar Llamosas.

O sistema de subsídio para suspensão de contratos estará em vigor para os setores excluídos a partir de sábado: lojas essenciais, construção, indústria e cadeia logística, lojas e espaços gastronômicos à porta fechada (entrega).

16 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS