• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Foz do Iguaçu cria comissão para construir plano municipal de Relações Internacionais


Decreto municipal publicado na sexta-feira (30) dá início à formulação de uma política pública municipal e suas interfaces internacionais


As formas de projeção de Foz do Iguaçu em um cenário internacional e os benefícios que a cidade poderá ter com esse processo serão tratados por uma comissão da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que ficará responsável pela elaboração de um Plano Municipal de Relações Internacionais de Foz do Iguaçu (PLARIFI).


A criação da comissão foi oficializada na última sexta-feira (30), a partir da publicação do decreto nº 29.134 no Diário Oficial do Município.


De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, “a elaboração de um Plano de Relações Internacionais para Foz é uma demanda antiga. A cidade, por sua localização e projeção internacional, sempre esteve presente no cenário internacional e atualmente esta presença tem sido cada vez mais importante e necessária”.


“Foz do Iguaçu está entrando em um novo ciclo de desenvolvimento, com diversas obras importantes para a cidade em andamento, executadas pela Itaipu Binacional, Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura. Também está recebendo uma série de investimentos privados. A cidade, que já tem um reconhecimento internacional pelo turismo, terá cada vez mais projeção mundo afora, e precisamos estar preparados para este futuro que cada vez está mais próximo”, destaca o prefeito Chico Brasileiro.


O foco do Plano Municipal de Relações Internacionais é o mapeamento de demandas e de boas práticas já executadas na atuação internacional do município, a fim de fazer um balanço e traçar metas futuras, tendo em vista os novos desafios enfrentados pela cidade diante do mundo pós-pandemia.


A comissão irá trabalhar com uma metodologia de construção amplamente participativa, com entrevistas e oficinas que terão a participação de diferentes instituições e atores, públicos e privado. A população também será convidada para este processo de construção da visão futura da presença internacional de Foz do Iguaçu.


“A ideia é que o PLARIFI seja um instrumento útil nos processos internacionais do Município, encurtando caminhos e direcionando a cidade para uma projeção internacional que seja reflexo das demandas da população. É por isso que trabalharemos ao máximo para inserir no plano as necessidades e recomendações das mais diversas instituições e da população como um todo”, ressalta Jihad.


Nos próximos dias, a Diretoria de Assuntos Internacionais fará a nomeação da comissão de desenvolvimento do Plano e dará início às primeiras etapas do diagnóstico participativo, que começa pelas secretarias e autarquias da própria prefeitura.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47825

17 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png