• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Covid-19: Prefeito de Cascavel descarta publicar novo decreto, mas promete fiscalizações rígidas


Conforme a prefeitura, em cinco dias, seis empresas foram multadas e fechadas temporariamente por descumprirem medidas de prevenção à Covid-19.


O prefeito de Cascavel, no oeste do Paraná, Leonaldo Paranhos (PSC), explicou, nesta segunda-feira (24), que não vai decretar novas medidas restritivas de combate à Covid-19, mas afirmou que vai punir estabelecimentos que descumprirem protocolos de prevenção já estabelecidos no município.


De acordo com o gestor, de quarta-feira (19) a domingo (23), o município vistoriou 149 espaços. Desse total, quatro estabelecimentos foram lacrados e ficarão fechados por sete dias, e outros dois ficarão por 15 dias. Além disso, essas seis empresas serão multadas por valor a ser definido.


"O que nós temos que fazer nesse momento é apertar a fiscalização. Punir quem não quer colaborar e dar condições de quem quer trabalhar e cumprir o que preconiza o nosso decreto", disse Paranhos. O prefeito disse que a equipe de fiscalização da prefeitura apresentou um relatório sobre as ações dos moradores nos últimos dias.


Conforme o balanço, houve menor circulação de pessoas na cidade no fim de semana, entretanto, também foram registrados locais com aglomerações. Segundo o prefeito, as multas para estabelecimentos comerciais que descumprirem os protocolos sanitários podem chegar a R$ 40 mil. Além disso, a fiscalização ainda pode fechar por sete a 15 dias um estabelecimento.


"Nós esperamos com isso aqui que, a partir desse momento, com esses exemplos de que nós estamos dando, de fato de mandar o recado, nós queremos que a cidade trabalhe, que gere renda, mas com prioridade ao espírito sanitário. Acho que isso pode, evidentemente, motivar as pessoas a cumprir. Até porque se não cumprir, vão pagar multas, terão seus estabelecimentos fechados temporariamente e se for o caso, caçar definitivamente esses alvarás."


Pandemia em Cascavel

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira, Cascavel registrou 34.095 casos confirmados do novo coronavírus e 701 mortes pela Covid-19.


A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade é de 96,9% para pacientes com a Covid-19. O município conta com 311 casos ativos, segundo a secretaria.

O gestor disse ainda que o município contará com mais fiscalizações em mercados, onde também há um grande número de pessoas.



33 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png