• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Contribuições ao PNE 2050 são debatidos no Biogáscast


O primeiro episódio do Biogáscast, o podcast do biogás, contou com a participação de representantes da Associação Brasileiro do Biogás (ABiogás), da Itaipu Binacional, e do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). O conteúdo contemplou os ouvintes com o debate a respeito das contribuições realizadas do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, finalizado no recente 13 de outubro.


O PNE 2050 foi elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançada em julho deste ano pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O documento consiste na apresentação de cenário de evolução do consumo de energia a longo prazo, a fim de prever as inovações e eventos que possam colaborar com o desenvolvimento da sociedade e seu acesso seguro à energia.


Tendências energéticas


O episódio destacou o abastecimento das tendências do biogás para os próximos anos, e as contribuições que as respectivas instituições realizaram para garantir a democratização do biogás no Brasil. Tamar Roitman, gerente executiva da ABiogás, conta que o setor já tem informações suficientes para incluir o biogás na matriz energética e o que falta é ampliar a participação e enxergar o biogás como uma fonte única, capaz de descarbonizar diversos setores da economia. “A modernização do setor elétrico tem trazido essa visão de valorização de atributos e valorização de benefícios ambientais, e o biogás tem tudo pra ter uma participação cada vez maior no setor energético”, afirma.


Quanto ao Plano Nacional de Energia, Rogério Meneghetti, assessor de energias renováveis da Itaipu, complementa o assunto dizendo que essa menção do biogás no PNE 2050 é um grande motivo de comemoração, pois o biogás não é uma fonte do futuro, mas sim, uma fonte do presente. “Ver o biogás saindo do laboratório, indo para o campo como unidades de demonstração e mais, como empresas investindo o seu próprio capital em usinas de biogás e biometano, é consolidação de uma tecnologia. É bastante gratificante ver instituições como a CIBiogás e a ABiogás tão empenhadas em juntar as informações, organizar e contribuir para PNE de uma forma estruturada”.


Sobre os benefícios relacionados ao atributos do biogás, a engenheira eletricista do CIBiogás, Natali Nunes, conclui dizendo que por o biogás estar incluso diversas vezes em um plano tão importante, é possível observar uma tendência no setor. “No PNE foi falado sobre os atributos da fonte, na MP 998 também foi trazido essa questão de valorizar os atributos ambientais, então nós vemos que essa fonte traz todos esses benefícios e quando a gente fala do que o sistema precisa, valorizar isso, traz ganhos não só para o setor, mas para todos.”


O engenheiro eletricista do CIBiogás, Breno Pinheiro, conta que observando o acordo de Paris, o Brasil apresentou contribuições relevantes para a redução de carbono, o que automaticamente incumbe os atributos do biogás. “Se pensarmos que o Brasil apresentou neste acordo as contribuições de redução de 37% até 2025, e até 2030, 43% das emissões de carbono, o que eu posso dizer é que o biogás contribui com isso, é um fonte que vem para fazer frente com essas metas tão ambiciosas”.


Biogáscast


O CIBiogás lançou na última terça-feira (03), o Biogáscast - o podcast do biogás. O novo canal de informação, totalmente focado no compartilhamento de conteúdo sobre a fonte renovável. Foi criado com o intuito de proporcionar debates e conversas sobre o biogás com agentes ativos no setor, para que a pauta esteja também acessível para quem prefere ouvir notícias.


Um novo episódio do Biogáscast será lançado a cada mês e todos poderão ser ouvidos pelo site do CIBiogás (https://cibiogas.org/biogascast/) e pelo Spotify (https://spoti.fi/2HXZIcP ). Para compartilhar sugestões de pauta ou observações sobre a ação, encaminhe para as redes sociais do Centro (@cibiogasoficial) ou para o email: marketing@cibiogas.org.

2 visualizações
Azul.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Logo 1.png

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS