• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Com avanço da vacinação contra a covid, Clubes de Mães retomam encontros e oficinas


Atualmente, 70 clubes de mães estão em atividade, em todas as regiões do município


Com a pandemia da Covid-19, os clubes de mães de Foz do Iguaçu tiveram que interromper os encontros por mais de um ano. Agora, com o avanço da vacinação e os grupos prioritários imunizados, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade retomou os trabalhos presenciais com os grupos.


No dia 26 de junho, as mulheres do Clube de Mães do Grande Lago, região Norte da cidade, participaram de uma oficina de reaproveitamento de resíduos e produção de sabão, ofertada em parceria com o curso de Química da Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana). No dia 17 de julho, a oficina foi ofertada para os clubes de mães da Vila C Velha e Jardim Califórnia II.


No próximo dia 02 de agosto inicia o curso de pintura em tecido para cinco clubes de mães das regiões Sul, Norte e Nordeste, através de uma parceria com a Fundação Cultural.


“Iniciaremos com cinco clubes, mas a ideia é ampliar para outras regiões, além de formar novas parcerias para oferta de outras oficinas”, comentou a coordenadora dos clubes de mães, Myrian Bervian.


*Reorganização*


Paralelo às oficinas, a Secretaria de Direitos Humanos está reorganizando os clubes e atualizando os cadastros. “Estamos fazendo uma reestruturação, organizando a documentação, tirando dúvidas e recadastrando as famílias para podermos atender as demandas”, explica a coordenadora.


Atualmente, 70 clubes de mães estão em atividade, em todas as regiões do município. O mais recente foi criado no mês passado com as moradoras do Conjunto Habitacional Angatuba, na região de Três Lagoas. “A cada encontro repassamos informações sobre o funcionamento dos clubes, a produção dos artesanatos, a venda dos produtos através da lojinha do Clube de Mães no Terminal de Transporte Urbano (TTU), entre outros assuntos”, pontuou Myrian.


A Secretaria de Direitos Humanos também faz encaminhamentos das famílias, quando necessário, para outros serviços assistenciais do município e realiza a distribuição de alimentos, em uma parceria com o Banco de Alimentos, e de pães produzidos pela Padaria Solidária. Essa distribuição é mensal e acontece em formato de rodízio por região.


*Loja do Clube de Mães*


Parte dos produtos produzidos pelos clubes de mães é direcionada a Lojinha que fica no TTU, no centro da cidade. No local, é possível encontrar tapetes, toalhas de mesa, sousplat de crochê, panos de prato, mantas, biscuits, cachecóis, sapatinhos de crochê, toucas, almofadas, entre outros produtos.


Os trabalhos também podem ser vistos pela página da Associação dos Clubes de Mães no Facebook (https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Clube-de-M%C3%A3es-Foz-100311548355964).


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-48332

1 visualização0 comentário
Logo_Rádio_Mundial.png