• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Campanha vai arrecadar lenços e cabelos para pacientes em tratamento oncológico

Ação tem apoio do Hospital Costa Cavalcanti e visa fortalecer a autoestima de mulheres durante o combate à doença




O início de mês marca a chegada de algo a mais: o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa é a doença que mais leva mulheres a óbito no Brasil. No último levantamento, realizado em 2019, foram mais de 18 mil mortes em decorrência desse tumor.


Durante o tratamento para combater a enfermidade, que envolve sessões de quimio e/ou de radioterapia, os pacientes podem perder os cabelos. Para as mulheres, esse momento tem um peso a mais, já que os fios estão muito ligados à autoestima e à vaidade. E é por isso que muitas pacientes recorrem ao uso de lenços e perucas.


Por terem um papel importante na realidade dessas mulheres, uma campanha vai arrecadar lenços e cabelo em Foz do Iguaçu. Realizada pela terapeuta capilar, Indianara Silveira, e pelo Espaço A+ Estética, com apoio do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, a ação surge para despertar a solidariedade.


“Eu vejo de perto essa relação de mulheres com seus cabelos. Sei como é importante e como ele está ligado à autoestima. Como o tratamento capilar não é indicado aos pacientes em tratamento, eu queria, de alguma forma, contribuir com esse momento. Por isso vamos fazer essa campanha e esperamos muitas contribuições”, comenta Silveira.


Os pontos de arrecadação serão no Espaço A+ Estética, no centro de Foz, e na recepção do Centro de Oncologia do Hospital Costa Cavalcanti, na vila A. As doações serão entregues no final do mês, no dia 29, no hospital.


Além dos lenços, a terapeuta também incentiva a doação de cabelo para a confecção de perucas. “Todo corte para doação será gratuito. Para doar, é importante que os fios tenham um comprimento mínimo de 10 cm. Não importa se o cabelo tem alguma química ou não”, esclarece.


O HMCC é referência para o tratamento oncológico para a 9ª regional de saúde, e hoje, são 1090 pacientes em tratamento. Desse número, 47% são mulheres com câncer de mama. “Não temos palavras para agradecer por esta linda iniciativa”, frisou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa, que continuou: “Agradeço em nome do hospital, mas principalmente de todos os pacientes atendidos no HMCC”, finalizou Fernando.


2 visualizações0 comentário
Logo_Rádio_Mundial.png