• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Bolsonaro chega em Foz do Iguaçu para lançar revitalização do sistema de Furnas


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou ao Paraná para lançar a revitalização do sistema de Furnas, na subestação de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (25), conforme a Itaipu Binacional. Segundo a usina, o sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão (CCAT) de Furnas é responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome (leia mais abaixo).

A revitalização da linha de transmissão é essencial para reforçar a segurança energética do Brasil para as próximas décadas, pois o sistema de Furnas opera há 36 anos e está no fim da vida útil, conforme a usina.

De acordo com a Itaipu, o investimento será de cerca de R$ 1 bilhão, com aporte da margem brasileira da usina nos próximos cinco anos. Os investimentos serão para modernizar os equipamentos responsáveis pela transmissão de energia.

A cerimônia também contará com a o lançamento do plano expansão de energia, documento publicado anualmente pelo Ministério de Minas e Energia para o planejamento das políticas públicas do setor.

Participará do evento o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governador do Paraná, Ratinho Junior, o deputado federal Vermelho (PSD), o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito, entre outras autoridades.

O Paraguai tem direito a 50% da produção de Itaipu, entretanto, com 15% supre cerca de 90% de consumo de energia do país.

O excedente de produção não utilizado pelo país vizinho é comprado pelo Brasil, segundo a Itaipu. A energia total de usina abastece em torno de 14% de toda a demanda brasileira.

De acordo com a hidrelétrica, a revitalização é considerada estratégica para os dois países, tanto pela garantia de acesso ao mercado brasileiro, como pela segurança energética.


com lançamento nesta quinta-feira (25).

57 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png