• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

“Autismo não pode ser uma barreira social”, afirma Requião Filho


Proposta apresentada na Assembleia Legislativa quer garantir a inclusão de autistas em atividades artísticas, culturais, de lazer ou esportivas.



Veículos de imprensa divulgaram recentemente a história de um menino paranaense que teria sido discriminado na escola de natação, por ser autista. A escola teria sugerido aos pais do aluno que o mesmo deveria se “adaptar” às atividades, se quisesse continuar praticando o esporte, mas não ofereceu qualquer recurso inclusivo para a criança. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, este tipo de discriminação é proibida, mas de acordo com análise aprofundada da legislação, o Deputado Estadual Requião Filho (MDB) observou que em seu dispositivo não consta qualquer disposição específica tratando da inclusão de autistas em atividades artísticas, culturais, de lazer ou esportivas. Desta forma, visando garantir a efetivação deste direito, o parlamentar apresentou projeto na Assembleia Legislativa e pediu o apoio de todos pela sua aprovação.

“Esperamos contar com o voto favorável dos demais deputados, diante da importância deste tema para a sociedade. E deixar claro, de uma vez por todas, que a participação em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, pelos autistas é sim um direito a ser assegurado por políticas públicas, em respeito às limitações físicas dos cidadãos”, destacou.

O Projeto 583/2020 segue para tramitação na Casa de Leis, mas ainda não tem data para entrar em pauta na Comissão de Constituição e Justiça.

0 visualização
Azul.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Logo 1.png

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS