• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Atividades comerciais em Foz podem funcionar com 40% da capacidade a partir de quarta-feira (05)


Decreto publicado nesta terça-feira também amplia para 75% funcionamento dos meios de hospedagem e permite funcionamento de espaços de recreação e brinquedos coletivos infantis_


A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou nesta terça-feira (04) decreto que amplia para 40% a capacidade de público das atividades comerciais, gastronômicas, industriais e de serviços a partir de quarta-feira (05), mediante cumprimento de todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da covid-19.


O decreto nº 29.174 , disponível no Diário Oficial do Município, prevê algumas flexibilizações nas medidas restritivas possibilitadas pela situação epidemiológica da pandemia em Foz. Em abril, houve redução no número de casos e de mortes pela covid-19 no município.


O funcionamento dos espaços de recreação e brinquedos coletivos infantis está permitido a partir de quarta-feira, no horário das 6h às 22h. Os locais deverão cumprir normas como o distanciamento de um metro entre o público infantil e o adulto, disponibilização de álcool em gel com acionamento pelos pés na entrada do espaço e em pontos estratégicos, higienização imediata dos brinquedos após o uso e manter um monitor para supervisionar o cumprimento dos protocolos sanitários. Também deverão assinar um termo de responsabilidade sanitária para efeitos de fiscalização.


O decreto também amplia a capacidade de público dos meios de hospedagem de 50% para 75%. Em relação ao transporte coletivo, a partir de quarta-feira as pessoas acima de 60 anos poderão voltar a circular nos horários de maior movimento.


Foi permitida, ainda, a utilização dos boxes dos clubes de pesca por até 10 pessoas do convívio familiar.


Outra medida determinada pela administração municipal é que os mercados disponibilizem equipamentos com acionamento por pedal para higienização das mãos com álcool em gel em cada corredor dos estabelecimentos e nas áreas de hortifrutigranjeiros, açougue e panificadora.


*Situação epidemiológica*


A flexibilização das medidas restritivas decretadas pela Prefeitura leva em consideração que no mês de abril houve uma redução de 76% na média de casos confirmados de covid-19 por dia. Em março, esse número chegou a 300 e, em abril, caiu para uma média de 70 casos confirmados por dia.


Em relação aos óbitos, em abril foram registradas 118 mortes em decorrência da covid-19, ante a 235 em março - uma redução de 49%. Ainda existe a preocupação da prefeitura em relação aos internamentos pela doença: embora a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Foz do Iguaçu esteja em 73,6%, considerando leitos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Hospital Costa Cavalcanti e Hospital Madre de Dio, a ocupação da UTI do hospital segue acima de 90%. A situação epidemiológica do município é avaliada semanalmente para a tomada de decisão em relação às medidas restritivas em vigor.


Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47839

38 visualizações0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png