• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Associação de produtores de hortifruti orgânicos investe na rastreabilidade dos produtos


Aprocel, de Coronel Domingos Soares, no sudoeste do Estado, implantará software específico, com apoio do Sebrae/PR


A Associação de Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares (Aprocel) está inovando ao iniciar a implantação de um software específico para a rastreabilidade da produção. A entidade conta com o apoio do Sebrae/PR no processo. A meta é potencializar a comercialização das verduras, legumes e frutas cultivados sem agrotóxicos e sem adubos químicos.


A Aprocel (www.instagram.com/aprocelorganicos) conta com 23 produtores associados e a implantação do sistema está programada para começar em maio. “O objetivo é que todos os produtores passem a utilizar o software, que vai reunir informações desde o plantio das variedades, o preparo do solo, a colheita e a comercialização. Todos os dados poderão ser acessados pelos consumidores, via QR Code, em seus smartphones”, detalha Rafael Espindola de Abreu, diretor tesoureiro da Aprocel.


O software Raiz (www.raiz.agr.br), de uma empresa do Espírito Santo especializada no setor, foi a ferramenta tecnológica escolhida. A expectativa da Aprocel é de incrementar a produção e impulsionar vendas. Os produtos orgânicos têm maior valor agregado e são comercializados por valores até 30% acima daqueles cultivados de forma convencional.


“Além de facilitar o acompanhamento do engenheiro agrônomo do nosso projeto, o software é um verdadeiro caderno de campo digital, colaborando na gestão do negócio. Por outro lado, os consumidores (por meio de QR Code inserido na embalagem), podem saber de onde vieram e como foram cultivadas as hortaliças e frutas, comprovando, assim, que estão comprando de pessoas que cultivam alimentos saudáveis e com sustentabilidade ambiental”, emenda Rafael, que é produtor de hortaliças.


Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, conta que a implantação do software faz parte de uma nova etapa do programa realizado em parceria com a Aprocel, para interação com a inovação.


“A caminhada do Sebrae com a Aprocel proporcionou consultoria técnica em orgânicos, viabilizou projeto adequado para uma nova agroindústria no município e levou a gestão técnica mais apurada aos produtores, para potencializar a produção e proporcionar mais segurança aos consumidores, mostrando os critérios de manejo e manipulação dos alimentos”, descreve.


A consultora do Sebrae/PR salienta ainda que a produção orgânica exige conhecimentos mais amplos por parte dos produtores e insumos mais caros. A gestão digital possibilita o melhor aproveitamento dos recursos.


Atualmente, os associados da Aprocel fornecem hortaliças, legumes e frutas para a merenda escolar nos municípios de Coronel Domingos Soares e Mangueirinha. A expectativa é elevar a produção e, consequentemente, passar a atender a outros mercados da região.

1 visualização0 comentário
Logo_Rádio_Mundial.png