- REDAÇÃO GM Brasil Notícias
Argentina começará vacinação com Sputnik V na terça
A Argentina começará uma campanha de vacinação contra o coronavírus na terça-feira (29) usando a vacina russa Sputnik V, anunciou o governo no sábado (26) após o imunizante ser aprovado pelas autoridades de saúde para uso emergencial. O presidente argentino, Alberto Fernández, e os governadores provinciais afirmaram que funcionários da saúde receberão as vacinas em menos de 72 horas. Cerca de 300 mil doses chegaram à Argentina na quinta-feira (24), e as próximas remessas são esperadas para o início de 2021.
"A ideia é termos um grande número de pessoas do grupo de risco vacinadas quando chegar o outono", disse Fernández.
A vacina russa deve chegar aos governos regionais do país sul na segunda-feira (28), e na manhã de terça serão administradas as primeiras doses, informou o governo em nota.
Na quarta (23), a Argentina se tornou o terceiro país a aprovar a vacina Sputnik V, depois da Rússia e da Bielorrússia. A Argentina também aprovou a vacina desenvolvida pelas empresas Pfizer e BioNTech.
Alguns cientistas levantaram preocupações sobre a velocidade com que a Rússia aprovou e distribuiu em grande escala doses da vacina antes que todos os testes necessários para comprovar a segurança e a eficácia da Sputnik V tivessem sido concluídos.
Moscou diz que as críticas são infundadas. (Reuters)