• REDAÇÃO GM Brasil Notícias

Abstenção, incerteza e medo: alunos enfrentam 2º dia do Enem 2020 neste domingo


Após uma primeira etapa com recorde de abstenções – 2,84 milhões de inscritos deixaram de fazer as provas –, o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 ocorre neste domingo (24) em um cenário de medo e ainda mais incerteza entre estudantes.

O receio de ser infectado pelo novo coronavírus e a insegurança de não conseguir entrar nos locais de prova – em função dos limites de lotação estabelecidos de última hora pelo Inep devido à pandemia – são desafios que vão além do já temido conteúdo das provas.

Candidatos de estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul relataram que foram impedidos de realizar a prova do primeiro domingo (17), pois as salas de aplicação designadas a eles já haviam ultrapassado a lotação máxima.

Aplicadores do Enem só foram avisados em cima da hora da prova sobre a necessidade de garantir ocupação máxima de 50% das salas apesar de o número de inscritos em cada classe ser superior a essa lotação.

Em Santa Cruz do Sul, no interior do RS, cerca de 30 estudantes acabaram impedidos de fazer o exame e registraram o caso em um boletim de ocorrência. Os alunos só foram avisados quando já estavam na escola e depois de tentar entrar na classe.

Em coletiva de imprensa ainda no domingo (17), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que não houve registro de problemas sanitários em nenhum local de aplicação e que estudantes foram impedidos de fazer a prova em 11 locais. Para esses, o instituto vai analisar as atas das salas e garantir a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Além da incerteza sobre conseguir entrar nos locais de provas, com o agravamento da pandemia em todo o país, muitos alunos expressam também o medo do contágio ao fazer as avaliações em ambiente fechado por várias horas.

Esse desconforto se mostrou pelo nível de abstenção recorde no Exame: 51, 5% dos candidatos inscritos não compareceram à prova. O recorde anterior era de 37,7% em 2009.

1 visualização0 comentário
Azul.png
Logo_Rádio_Mundial.png

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960

Centro - Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 - 5° Andar

Telefone: (45) 3526-1248

© 2020 . ORGULHOSAMENTE CRIADO POR AGÊNCIA LUDKUS